Sala Amarela no Jornal A Tribuna!

Cultura:Programação cultural na Sala e na rede

por Murilo Laranjeira

Ninguém duvida da utilização da web como uma poderosa mídia. Aliás, alguns discutem se ela não representa somente a convergência das outras mídias. De qualquer forma, com o barateamento dos equipamentos eletrônicos e a popularização de sites como o Youtube, as mídias tradicionais, como o jornal e o rádio, estão cada vez mais criando seus braços online. O que ainda não é muito comum é ver cidadãos, ou mesmo pessoas que representam alguma comunidade, associação ou empresa, experimentarem este recurso.

Não é o caso de Giovanni Lucas. Coordenador do espaço cultural Sala Amarela, da Livraria Nobel. Ele lançou na web, há cinco meses, um blog para divulgar as atividades do espaço. O asalaamarela.blogspot.com reúne divulgações dos eventos realizados no espaço principalmente em texto, imagem e o mais interessante, em vídeo. Além disso, Lucas registra os encontros temáticos e os disponibiliza na rede.


“É uma forma de mostrar
para as pessoas como são
esses eventos”, relata.


Lucas utiliza uma filmadora semiprofissional Panasonic 3CCD para registrar entrevistas com os convidados da livraria. Geralmente são autores que lançam livros ou voluntários que coordenam encontros de literatura e palestras sobre os mais variados temas. O equipamento utilizado permitira até que a programação fosse transmitida por alguma emissora de televisão. Para a web, qualquer câmera amadora, com recurso de vídeo, daria conta do serviço.

Antes de colocar o blog em funcionamento, Lucas tentou o impresso. Mas a rapidez do meio digital superou o boletim, que parou na primeira edição. “Agora, assim que fechamos uma programação já podemos divulgar no site”, explica. Da mesma forma, ao final do evento, Lucas grava, entrevista, edita e posta o material produzido.



SALA
Giovanni Lucas, coordenador do espaço cultural
Sala Amarela, programa os eventos, registra e
depois divulga na internet

A Sala Amarela é um espaço
cultural mantido pela Livraria Nobel,
do Shopping Piracicaba,
no piso superior da loja.

Lá são realizados saraus, lançamentos de livros, exibições de cinema alternativo, discussões filosóficas, palestras e aulas abertas de ioga e dança circular, entre outras. “É difícil manter um espaço cultural na cidade. E a sala está aí de pé há um ano e meio”, orgulha-se.

No espaço são comercializados livros que “sobraram” no estoque, a preços que variam de R$ 2,90 a R$ 16,90. Numa rápida passagem pelas estantes é possível pinçar pérolas como O Castelo Branco, do Nobel, Orhan Pamuk, Um Bando de Corvos, de Ruth Rendell, e Lutando na Espanha, de George Orwell. “Quem gosta de ler e visita a sala se surpreende”, diz. Entre os projetos do coordenador do espaço para 2008 está desenvolver um projeto de cinema experimental. A meta, ousada, é iniciar um pólo de cinema em Piracicaba.


fonte:Jornal A Tribuna

Nenhum comentário: